Passeios e Viagens

Viagem: Québec – Canadá

Oi meninas, tudo bom? ♥

quebec-1.jpg

Hoje vim apresentar um pouco da minha cidade pra vocês: Québec! Pra quem não sabe, eu moro aqui com meu esposo há 1 ano e 2 meses e viemos a trabalho, mas já estamos começando nosso processo para residência permanente. No caso, meu esposo foi contratado por uma empresa daqui e como eu sou da mesma área (informática) acabei sendo contratada também. Esse sonho começou com ele (antes de me conhecer) e quando nos conhecemos, ele me incluiu (te amo amor ♥) e virou um sonho nosso.

“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.”

O Canadá é dividido em províncias (como se fosse os estados no Brasil) e uma delas é a província de Québec. Dentro dela tem a capital chamada “Québec”, e é nessa cidade que eu moro (entenderam? É como se fosse o estado do Rio de Janeiro com a capital Rio de Janeiro). Nossa província é a maior do país e a segunda mais populosa do Canadá.

quebec-2.jpg

Ao contrário das outras províncias (quem falam inglês como primeiro idioma), aqui nos falamos francês. E isso é algo que a população preza muito! Nas placas de carro tem escrito “Je me souviens” (Eu me lembro em francês): é uma forma de lembrar as pessoas a luta para conquistar esse tipo de independência de Québec com o Canadá. E eles são muito apegados a isso: se você perguntar a um Quebecois se ele é canadense, ele vai dizer que “não”, ele é quebecois.. Conseguiram entender o quão patriota eles são? Acima do país, eles são a província deles.

Uma das coisas que você se apaixona pela cidade de Québec é a arquitetura. Como ela foi colonizada pelos franceses foi preservado ate hoje esse coração francês na sua estrutura.

quebec-3.jpg

Um dos pontos altos daqui é o Château Frontenac, que é um grande hotel inaugurado em 1893. Antigamente o hotel abrigava a sede do governo de Québec.

quebec-4.jpg

E pra finalizar, nos temos as quatro estações BEM definidas, o que eu acho super legal porque temos a sensação que vivemos em quatro cidades diferentes, cada vez que entra uma nova estação a cidade muda seu aspecto, então fica bonito de apreciar cada ponto. O outono é minha estação preferida, porque é quando tudo fica mais colorido!

quebec-5.jpg

E o inverno é o mais puxado.. alem de ser longo (as vezes ate 8 meses de inverno – o máximo que peguei foram 6 meses, mas conheço pessoas que pegaram 8 – ) as temperaturas caem muito. Já pegamos -40º de sensação térmica… Não é nada de outro mundo quando você tem as roupas certas! É suportável! Mas de primeiro momento, a gente sente aquele medinho rs.

quebec-6.jpg

Em contrapartida, o verão atinge temperaturas de 40º de de sensação térmica rs. Então nós temos o extremos das temperaturas. E aqui quando essa estação chega TODO MUNDO sai de casa! Você vê os parques lotados, a cidade sempre com muito turistas, uma rotina completamente diferente! Como é uma estação curta, ninguém pára em casa! E depois que você vem de 6 meses de inverno, ter o sol realmente fazendo seu papel de esquentar (porque a gente tem sol no inverno.. mas num serve pra nada rs. Só para informar: “oi, é dia. oi, é noite.”) é maravilhoso!

praia1.jpg

Aqui nós temos o solstício de verão (21 de junho) onde inicia oficialmente o verão e também o dia mais longo do ano. Nesta época, o sol nasce por volta das 5h da manhã e se põe quase 21h. Maaaas… quando chega dezembro (22) temos o solsticio de inverno.. que então a situação se inverte: o dia mais curto do ano. O sol nasce por volta das 7h da manhã e se põe quase 4h da tarde. Então resumindo: quando entra o solstício de verão, temos o dia mais longo do ano e depois dele os dias vão ficando mais curtos, até chegar no solsticio de inverno onde temos o dia mais curto do ano, e depois dele os dia vai começando a ficar mais longo ate chegar no solstício de verão de novo, entenderam? No inicio foi dificil acostumar, mas hoje já estamos habituados.

E outra coisa legal que acontece aqui é o Festival de Verão! São vários shows realizados pela cidade e shows principais em um lugar especifico com bandas conhecidas! Dois artistas que vieram ano passado foram: Red Hot Chili Peppers e Selena Gomez! Mas nomes como: Lady Gaga, Bruno Mars, Rollings Stones, entre outros já se apresentaram por aqui. Ano que vem teremos a comemoração de aniversário de 50 anos do festival, então estou SUPER ansiosa para saber as atrações que os organizadores estão preparando!

festival-d-ete-de-quebec-30796-photo-03_album-grand.jpg
Show: Rollings Stones – 2015 – Mais de 93 mil pessoas

E ai, gostaram? Nos estamos amando morar aqui! Sensação de sonho realizado! Lógico que tem a saudade da família, é o mais difícil.. mas é um sacrifico que vale a pena! Vou postar algumas fotos que eu tirei, pra vocês conhecerem mais da cidade (as de cima foram tiradas da internet):

986521

Já estão participando do sorteio do nosso insta? Vai ser nosso presente de natal pra vocês. Então passa no instagram do blog (@toteindicandoblog) e procura a foto oficial do sorteio. Só seguir as regrinhas e participar! Corre que ainda dá tempo, o resultado sai dia 25/12.

Até o proximo post.

P.

2 comentários em “Viagem: Québec – Canadá

    1. Oi Fernanda, tudo bom? Eu já tinha feito 2 anos de francês no Brasil e tinha ido com meu esposo pra Québec a primeira vez fazer um curso de 5 semanas! Mas o francês só melhorou mesmo depois que viemos morar! Espero ter te ajudado! ❤ Feliz ano novo!

      Curtir

Deixe um comentário

